terça-feira, 10 de julho de 2007

DOUTORES PALHAÇOS BUSCAM OFICINA DE APERFEIÇOAMENTO


Os Doutores Palhaços – projeto da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SESMT) - preocupados no aperfeiçoamento das atividades nos hospitais, estão em contato com os “Doutores da Alegria” em São Paulo, para futuramente programar uma oficina em Cuiabá.
Os Doutores Palhaços, programa mantido pela SES, que faz parte do Projeto Saúde com Alegria, atualmente é composto por 15 atores, sendo que cinco são multiplicadores (pioneiros), todos servidores de carreira da SES, alegram há três anos pacientes e profissionais da área de saúde.
Os “Doutores da Alegria” – ONG criada em São Paulo - atuam há 15 anos, já visitaram aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes hospitalizados, cerca de 750 mil familiares e 5 mil profissionais de saúde em 14 hospitais de quatro estados brasileiros. Atualmente, o “Doutor da Alegria” esta ramificado em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte.
O programa “Doutores da Alegria” é gratuito para o hospital e para o público, mas não é voluntário; todos os artistas são remunerados por sua atuação. Para tanto, dependem do suporte financeiro de empresas parceiras e pessoas físicas, além de geração de renda por meio de palestras e programas de formação para artistas e profissionais de saúde.
Ao lado do pioneirismo no trabalho de palhaços em hospitais no Brasil, o programa “Doutores da Alegria”, é referência na valorização das relações humanas no ambiente hospitalar e na organização e disseminação do conhecimento gerado por este trabalho, conduzidas por um exclusivo centro de estudos sobre o universo de palhaço e as relações entre a arte e a ciência.
A ONG enviou uma proposta para o deslocamento de alguns “Doutores da Alegria” para ministrar oficina de Clown na capital, e a equipe da Gerência de Humanização – Zenaide Camargo, Noemi Silva, Eunice Dal´Maso e Eneida Vandoni, não estão medindo esforços para trazer a palestra para Cuiabá. “Estamos realizando contatos com os “Doutores da Alegria”, eles nos enviaram uma proposta, vamos oferecer uma contra-proposta, para depois apresentar o custo para a diretoria da ESP, explica Eunice Dal´Maso.
Segundo Enice Dal´Maso, que interpreta a doutora gata no projeto Doutores Palhaços, não é qualquer profissional que atende as exigências do grupo, “não é qualquer um que consegue, além da alegria ele (o programa Doutor Palhaço) é sério, é muito mais do que ir lá no hospital para representar, o profissional tem que ter compromisso”.
Sobre Clown
Clown se traduz por palhaço, mas as duas palavras têm origens diferentes. Clown, no inglês, segundo Ruiz (1987), está ligado ao termo camponês “clod”, ao rústico, à terra. Já palhaço vem do italiano “paglia” (palha), usada para revestir colchões: a primitiva roupa do palhaço era feita do mesmo tecido grosso e listrado do colchão. Outra origem é “palhaço” na língua celta, que originalmente designa um fazendeiro, um campônio, visto pelas pessoas da cidade como um indivíduo desajeitado e engraçado (Masetti,1998). Para Fellini (1986), o palhaço é mais de feira e praça, o clown de circo e palco. Tessari coloca que, tanto na língua comum italiana quanto na linguagem especializada do espetáculo, hoje não existe nenhuma diferença entre a palavra palhaço e a palavra clown, pois as duas palavras se confluem em essências cômicas. A primeira, no entanto, é usada, às vezes, como insulto, significando estúpido, ridículo e exibicionista, ou para indicar o cômico do circo.
Fonte: google.com - clown
Para conhecer mais sobre os “Doutores da Alegria” Visite o site: www.doutoresdaalegria.org.br
Mais informações sobre o projeto da SES – Doutores Palhaços:
GEHUMA/ESP- 3613-2213
Fonte: Marco Mattos Assessoria ESPMT

3 comentários:

|Renata_Emy| disse...

Fernanda querida,

É fácil colocar vídeos aqui...

Vai no youtube, pega aquele codigo Embed e cola como se fosse um post normal!

Pronto!

Hey quem são esses caras q disse?

Não conheço!

Fiquei curiosa!

Vou esperar seu post, ok?

Qq coisa é só me falar!

Bjim

MARCO ANTONIO DE MATTOS disse...

Obrigada minha querida amiga blogueira.
Viva Renatinha!!!!
beijos

Tânia Defensora disse...

Muito interessante esse post sobre os doutores palhaços! A humanidade precisa de mais graça e de BOM humor, não só de humor (gozação e piadinha) que também é legal, mas as vezes agride.
Beijos, parabéns.